Quanto vou gastar para montar uma loja de ração

Montar uma loja de ração, assim como qualquer outro negócio, envolve alguns gastos específicos.

E estabelecer um bom planejamento financeiro que englobe todas essas despesas é um cuidado fundamental que todo empreendedor deve ter para garantir o sucesso do seu negócio.

A falta desse planejamento e conhecimento sobre o como montar uma loja de rações abrem margem para maus investimentos e gastos necessários.

E se não quer que isso aconteça com você, precisa se planejar financeiramente. E o primeiro passo consiste em saber todos os custos envolvidos quando se deseja montar uma loja de ração.  

Nesse post, vamos exemplificar alguns dos principais custos envolvidos para montar esse tipo de empreendimento.

SUMÁRIO:

  1. Custo com aluguel
  2. Custo com obras e reformas
  3. Custo com estoque
  4. Capital de giro
  5. Custo com mobiliário
  6. Investimento em Marketing
  7. Custo com impostos
  8. Investimento em sistema de gestão

Seu Estoque de Rações sob Controle!

Você pode criar uma conta para testar grátis todos os recursos do sistema.

Conheça os principais custos para montar uma loja de ração:

Os custos envolvidos na montagem de uma loja de ração são vários. Mas existem aqueles que todo empreendedor que deseja abrir um negócio nesse ramo precisa ficar mais atento, até mesmo para definir um bom planejamento financeiro. Abaixo listamos os principais, confira:

1 – Custo com aluguel do espaço:

O preço médio de um ponto comercial varia conforme a metragem e a localização. Pontos de venda em capitais, por exemplo, terão um valor de aluguel mais alto do que aqueles em regiões metropolitanas.

Em média, o valor de um espaço com 50m² é de R$ 2.500 por mês. Contudo, em vários casos custos adicionais devem ser acrescentados nesse valor, como luz, água e internet.

2 – Custo com reforma do espaço:

Mais um dos custos que você precisa considerar é uma reforma do ponto de venda. A não ser que você consiga alugar um local que já tinha uma loja de rações em funcionamento, provavelmente terá que fazer uma série de adaptações no espaço.

Desde a colocação de prateleiras, até troca de pintura e revestimentos. Esse tipo de despesa também pode variar muito conforme as suas necessidades. Em média, a reforma de um espaço de 50m² custa R$ 30 mil.

Mas, lembre-se que é preciso considerar o que vai ser reformado, e até mesmo o padrão de construções da região.

3 –  Custo com estoque:

Para montar uma loja de ração, você também terá que criar um estoque que seja diversificado, e que realmente atenda as necessidades do seu público. E o valor gasto nesse fator irá depender diretamente dos tipos de animais que os seus consumidores possuem.

Rações Premium para cães e gatos, por exemplo, possuem valores que giram na casa de R$ 100 e R$ 200 (valor de revenda). Isso porque, elas possuem fórmulas que presam por fornecer todos os nutrientes que os animais precisam.

Se você for atender animais exóticos, como cobras, araras, lagartos entre outros, os custos podem ser ainda maiores. Isso porque as rações são mais específicas.

Em média, apenas para montar um estoque de qualidade será necessário gastar cerca de R$ 20 mil. 

4 – Capital de giro:

O capital de giro é algo indispensável para qualquer empresa. Isso porque, é ele que fará que a sua loja de razões possa arcar com as despesas variáveis e fixas.

Esse é um gasto diferente dos investimentos iniciais, como reforma de ponto de venda, móveis, compra de equipamentos/utensílios entre outros. Ele atua como uma espécie de “reserva” para que você possa garantir o funcionamento do empreendimento.

Logo, ele vai depender diretamente nas despesas variáveis da sua empresa. Em média, o capital de giro de uma loja de rações é entre R$ 8.500 e R$ 10.000. Ele vai depender diretamente das demais despesas do empreendimento.

5 – Custo com mobiliário:

O mobiliário é mais um dos aspectos que você precisa levar em consideração  para montar uma loja de ração. Geralmente, esse tipo de negócio exige móveis planejados, uma vez que é necessário otimizar o uso do espaço do ponto de venda.

Desde locais para colocar as rações de maneira adequada, até gondolas, prateleiras, mostruários, balcões entre outros. O gasto médio para comprar mobiliários para um empreendimento do gênero é de R$ 25 mil.

6 – Investimento em marketing:

Os investimentos em marketing precisam estar no seu planejamento financeiro. Tanto para dar o pontapé inicial no seu empreendimento, como, também, para fazer uma divulgação mensal de qualidade, que permita que o seu negócio tenha um alcance maior.

Além disso, é necessário levar em conta os tipos de estratégias que você irá usar. Investir em divulgação com flyers, por exemplo, tem um custo totalmente diferente de ações de marketing digital.

De modo geral, uma boa estratégia de marketing inicial deve custar cerca de R$ 2.000. 

 

7 – Custo com impostos:

Os impostos são um detalhe importante que muita gente esquece na hora de montar uma loja de ração. A quantidade de tributos que você irá pagar, dependerá diretamente do tipo de regime tributário onde sua loja está enquadrada.

Por exemplo, quem atua como MEI (Micro Empreendedor Individual), terá um imposto fixo de cerca de R$ 55,00 Contudo, esse tipo de regime é bem limitado. O seu faturamento, por exemplo, não poderá passar de R$ 81 por ano.

Em outros regimes, os gastos com impostos giram em torno de R$ 1.000. Mas isso vai depender de quanto a sua loja vai faturar. Ou seja, quanto mais você vender, mais tributos terá que pagar.

Nesses casos seria muito útil usar um software de gestão que ajude a controlar as finanças do seu negócio. Um Sistema de gestão online para Loja de Rações seria aconselhável.

 

8 – Investimento em sistema de gestão:

 

Depois de programar e projetar os custos para montar sua loja de rações, você precisará considerar também o investimento em alguma ferramenta de gestão.

Entre as ferramentas mais utilizadas atualmente, pela maioria dos empresários no ramo de casa de rações, é um sistema ERP On-line de gestão.

Com esse sistema você gerencia todos os setores da sua empresa em um só lugar e on-line, o que inclui:

  • Controle financeiro
  • Controle de estoque
  • Emissão e controle de notas fiscais
  • Emissão e controle de boletos
  • Controle de vendas
  • Integração com aplicativos

Se você ainda não tem um sistema de gestão para sua loja de rações, conheça o bomsaldo.

O bomsaldo é um sistema de gestão completo, feito para otimizar a gestão e as finanças de pequenas e médias empresas.

Crie uma conta gratuita e teste todos os recursos do sistema.

Conclusão

Agora que você sabe quais os custos para montar uma loja de ração, não deixe de fazer o seu planejamento financeiro. Por meio dele, será possível determinar com exatidão os gastos que você terá, bem como o faturamento mensal para obter o retorno dos investimentos.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.