Montar uma loja de ração, assim como qualquer outro negócio, envolve alguns gastos específicos.
E estabelecer um bom planejamento financeiro que englobe todas essas despesas é um cuidado fundamental que todo empreendedor deve ter para garantir o sucesso do seu negócio.
A falta desse planejamento e conhecimento sobre o como montar uma loja de rações abrem margem para maus investimentos e gastos necessários.
E se não quer que isso aconteça com você, precisa se planejar financeiramente. E o primeiro passo consiste em saber todos os custos envolvidos quando se deseja montar uma loja de ração.
Nesse post, vamos exemplificar alguns dos principais custos envolvidos para montar esse tipo de empreendimento.
SUMÁRIO:
- Custo com aluguel
- Custo com obras e reformas
- Custo com estoque
- Capital de giro
- Custo com mobiliário
- Investimento em Marketing
- Custo com impostos
- Investimento em sistema de gestão
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Conheça os principais custos para montar uma loja de ração:
Os custos envolvidos na montagem de uma loja de ração são vários. Mas existem aqueles que todo empreendedor que deseja abrir um negócio nesse ramo precisa ficar mais atento, até mesmo para definir um bom planejamento financeiro. Abaixo listamos os principais, confira:
1 – Custo com aluguel do espaço:
O preço médio de um ponto comercial varia conforme a metragem e a localização. Pontos de venda em capitais, por exemplo, terão um valor de aluguel mais alto do que aqueles em regiões metropolitanas.
Em média, o valor de um espaço com 50m² é de R$ 2.500 por mês. Contudo, em vários casos custos adicionais devem ser acrescentados nesse valor, como luz, água e internet.
2 – Custo com reforma do espaço:
Mais um dos custos que você precisa considerar é uma reforma do ponto de venda. A não ser que você consiga alugar um local que já tinha uma loja de rações em funcionamento, provavelmente terá que fazer uma série de adaptações no espaço.
Desde a colocação de prateleiras, até troca de pintura e revestimentos. Esse tipo de despesa também pode variar muito conforme as suas necessidades. Em média, a reforma de um espaço de 50m² custa R$ 30 mil.
Mas, lembre-se que é preciso considerar o que vai ser reformado, e até mesmo o padrão de construções da região.
3 – Custo com estoque:
Para montar uma loja de ração, você também terá que criar um estoque que seja diversificado, e que realmente atenda as necessidades do seu público. E o valor gasto nesse fator irá depender diretamente dos tipos de animais que os seus consumidores possuem.
Rações Premium para cães e gatos, por exemplo, possuem valores que giram na casa de R$ 100 e R$ 200 (valor de revenda). Isso porque, elas possuem fórmulas que presam por fornecer todos os nutrientes que os animais precisam.
Se você for atender animais exóticos, como cobras, araras, lagartos entre outros, os custos podem ser ainda maiores. Isso porque as rações são mais específicas.
Em média, apenas para montar um estoque de qualidade será necessário gastar cerca de R$ 20 mil.
4 – Capital de giro:
O capital de giro é algo indispensável para qualquer empresa. Isso porque, é ele que fará que a sua loja de razões possa arcar com as despesas variáveis e fixas.
Esse é um gasto diferente dos investimentos iniciais, como reforma de ponto de venda, móveis, compra de equipamentos/utensílios entre outros. Ele atua como uma espécie de “reserva” para que você possa garantir o funcionamento do empreendimento.
Logo, ele vai depender diretamente nas despesas variáveis da sua empresa. Em média, o capital de giro de uma loja de rações é entre R$ 8.500 e R$ 10.000. Ele vai depender diretamente das demais despesas do empreendimento.
5 – Custo com mobiliário:
O mobiliário é mais um dos aspectos que você precisa levar em consideração para montar uma loja de ração. Geralmente, esse tipo de negócio exige móveis planejados, uma vez que é necessário otimizar o uso do espaço do ponto de venda.
Desde locais para colocar as rações de maneira adequada, até gondolas, prateleiras, mostruários, balcões entre outros. O gasto médio para comprar mobiliários para um empreendimento do gênero é de R$ 25 mil.
6 – Investimento em marketing:
Os investimentos em marketing precisam estar no seu planejamento financeiro. Tanto para dar o pontapé inicial no seu empreendimento, como, também, para fazer uma divulgação mensal de qualidade, que permita que o seu negócio tenha um alcance maior.
Além disso, é necessário levar em conta os tipos de estratégias que você irá usar. Investir em divulgação com flyers, por exemplo, tem um custo totalmente diferente de ações de marketing digital.
De modo geral, uma boa estratégia de marketing inicial deve custar cerca de R$ 2.000.
7 – Custo com impostos:
Os impostos são um detalhe importante que muita gente esquece na hora de montar uma loja de ração. A quantidade de tributos que você irá pagar, dependerá diretamente do tipo de regime tributário onde sua loja está enquadrada.
Por exemplo, quem atua como MEI (Micro Empreendedor Individual), terá um imposto fixo de cerca de R$ 55,00 Contudo, esse tipo de regime é bem limitado. O seu faturamento, por exemplo, não poderá passar de R$ 81 por ano.
Em outros regimes, os gastos com impostos giram em torno de R$ 1.000. Mas isso vai depender de quanto a sua loja vai faturar. Ou seja, quanto mais você vender, mais tributos terá que pagar.
Nesses casos seria muito útil usar um software de gestão que ajude a controlar as finanças do seu negócio. Um Sistema de gestão online para Loja de Rações seria aconselhável.
8 – Investimento em sistema de gestão:
Depois de programar e projetar os custos para montar sua loja de rações, você precisará considerar também o investimento em alguma ferramenta de gestão.
Entre as ferramentas mais utilizadas atualmente, pela maioria dos empresários no ramo de casa de rações, é um sistema ERP On-line de gestão.
Com esse sistema você gerencia todos os setores da sua empresa em um só lugar e on-line, o que inclui:
- Controle financeiro
- Controle de estoque
- Emissão e controle de notas fiscais
- Emissão e controle de boletos
- Controle de vendas
- Integração com aplicativos
Se você ainda não tem um sistema de gestão para sua loja de rações, conheça o bomsaldo.
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Conclusão
Agora que você sabe quais os custos para montar uma loja de ração, não deixe de fazer o seu planejamento financeiro. Por meio dele, será possível determinar com exatidão os gastos que você terá, bem como o faturamento mensal para obter o retorno dos investimentos.