Como organizar as finanças de uma oficina mecânica

Olá, seja bem vindo(a)!

Se você é proprietário de oficina mecânica ou planeja montar a sua oficina, aqui vão algumas dicas essenciais para organizar as finanças do seu empreendimento.

Eu sou o Breno e neste artigo quero compartilhar com você um pouco sobre finanças. É claro que explicar todos os para uma boa gestão financeira não é tarefa tão simples; não é um assunto que se possa  esclarecer tudo em um único artigo. 

Por isso listei os 10 ítens que considero fundamentais para uma boa administração dos recursos financeiros de uma oficina automotiva.

Sumário:

  1. Faça um levantamento de produtos e serviços 
  2. Faça um levantamento de despesas fixas
  3. Faça uma previsão de despesas variáveis
  4. Planeje cuidadosamente o estoque
  5. Monte o plano de compras e fornecedores
  6. Defina preços e valores dos produtos e serviços
  7. Defina as formas e meios de recebimento
  8. Mantenha controle sobre o fluxo de caixa
  9. Tenha um bom Contador para ajudar na parte fiscal e tributária
  10. Use o Bomsaldo para ter mais controle financeiro

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Veja abaixo 10 atitudes que ajudam na organização financeira de uma oficina Mecânica:

1- Faça um levantamento de produtos e serviços.

Faça uma lista de todos os produtos e serviços que você oferece ou pretende oferecer em sua oficina. E se possível categorize produtos e serviços por ordem de valores, do mais caro ao mais barato.

De posse dessa lista monte uma tabela, definindo por hierarquia os produtos e serviços que normalmente tem mais saída.

E depois lance todas essas informações no sistema que você usará para auxiliar na administração do negócio. Pode ser uma planilha do Excel ou um Software de gestão para oficina Mecânica, como o Bomsaldo, por exemplo.

2 – Faça um levantamento de despesas fixas.

Para ter um controle sobre o contas a pagar, liste todas as despesas fixas que você terá para manter sua oficina.

Nunca misture as despesas de sua oficina com as suas despesas pessoais.

Faça um levantamento de todos os itens, incluindo:

  • aluguel 
  • energia elétrica  
  • água 
  • telefone
  • Internet
  • funcionários 
  • impostos 
  • publicidade 
  • entre outros…

Some todos esses valores e  inclua em seu sistema financeiro. Assim você tem uma projeção de gastos e despesas reais para manutenção e funcionamento do seu estabelecimento.

3 – Faça uma previsão de Capital de Giro e despesas variáveis.

É importante também fazer uma previsão dos possíveis gastos que você terá para manter sua oficina, como por exemplo:

Por isso é importante ter uma noção do capital de giro mínimo ncessário para manter o funcionamento do seu estabelecimento.

4 – Planeje cuidadosamente o estoque.

Faça um planejamento detalhado do seu estoque, incluindo todos os produtos com valores de compra, valores de venda, comissões (quando houver), quantidade de produtos e formas de armazenamento.

Depois de organizar seu estoque, defina uma logística e monte uma agenda para reposição de estoque, levando em consideração a demanda de cada produto.

5 – Monte o  plano de compras e fornecedores.

Uma vez organizadas e definidas as etapas acima, o próximo passo é montar o seu plano de compras. Nele você irá incluir os principais produtos e fornecedores dos mesmos.

Inclua produtos e fornecedores em seu sistema ERP de gestão e mantenha os dados e informações sempre atualizados. Isso otimizar o processo de compras e reposição de peças em seu estoque.

6 – Defina preços e valores dos produtos e serviços.

E agora que você já organizou sua lista de compras e fornecedores é hora de precificar os seus produtos.

Neste momento você deve considerar o valor de compra e o valor de venda, em comparação com os preços já praticados no mercado, para calcular o lucro sobre a venda.

Saber definir o preço corretamente fará total diferença nos lucros e no faturamento da empresa. Por isso considere sempre os valores praticados pelos seus concorrentes e se puder oferecer um desconto, sem perder a lucratividade, será sempre uma boa opção para o cliente.

7 – Defina as formas e meios de recebimento.

Agora que sua oficina mecânica está pronta para faturar é hora de definir como você vai receber pelos produtos e serviços vendidos.

Quanto mais opções de formas de pagamento você der para o seu cliente mais chances você tem de fechar uma venda.

Para isso crie todas as condições possíveis para facilitar o pagamento do seu cliente. Ofereça, por exemplo, pagamento parcelado.

E diversifique as formas de recebimento com:

8 – Tenha um bom Contador para auxiliar na parte fiscal e tributária.

Uma boa contabilidade pode fazer toda a diferença na gestão de sua oficina mecânica. Um bom Contador pode auxiliar em todo o processo fiscal e tributário, para que você não pague impostos excedentes ou indevidos.

Além de auxiliar na questão de impostos, o Contador fará parte do serviço por você, como cálculo de impostos, folha de pagamento, entre outros serviços.

9 – Mantenha controle sobre o fluxo de caixa.

Estar atento ao fluxo de caixa é essencial para o sucesso de qualquer empresa.

Como gestor ou dono de uma oficina mecânica você deve estar atento a tudo que entra e tudo que sai da empresa, incluindo todas as despesas, lucro, etc.

Um bom controle do fluxo de caixa evita surpresas e facilita o relatório mensal mais preciso do faturamento. 

10 – Use o Bomsaldo para automatizar procedimentos e relatórios.

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A maior parte dos processos de gestão de uma oficina mecânica podem ser automatizados, utilizando um sistema de gestão on-line.

Com o Bomsaldo você pode:

  •  cadastrar produtos e serviços
  •  criar centro de custos
  •  administrar estoque
  •  gerar boleto de pagamento
  •  automatizar cobranças recorrentes
  •  cadastrar fornecedores
  •  gerar nota fiscal eletrônica
  •  integrar o sistema com a sua contabilidade
  •  gerar relatórios automáticos
  •  acessar todas as informações on-line

Assista o vídeo abaixo e veja alguns dos recursos do Bomsaldo para auxiliar na gestão da sua oficina mecânica.

Depois de conhecer o sistema, crie uma conta gratuita e teste todos os recursos do sistema ne veja os resultados em seu negócio.

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