Olá, tudo bem?
Eu sou Breno e neste breve artigo vou compartilhar com você uma das técnicas mais poderosas, senão a mais poderosa para ajudar você a vender seu produto ou serviço.
Há uma frase famosa que diz:
“A propaganda é a alma do negócio”
Porém, a propaganda não garante a venda do negócio.
A propaganda faz com que as pessoas saibam que seu produto ou serviço existe. Mas o que leva as pessoas a comprarem o seu produto ou serviço, não é a propaganda, mas outros fatores, tais como:
# Qualidade do produto ou serviço,
# Preço do produto ou serviço,
# Formas de pagamento,
# Indicação de outras pessoas,
# Etc.
E um série de outros fatores que eu poderia enumerar e teríamos uma lista enorme.
Mas, partindo do princípio que seu produto ou serviço contemple essas características mencionadas, existe um método extremamente eficaz que pode ajudar você a alavancar suas vendas, se utilizado da maneira correta.
Sei que a primeira vista pode parecer óbvio que vou dizer, e provavelmente você já ouviu falar isso.
Mas a verdade é que poucos compreendem, verdadeiramente, a profundidade e o segredo que está por trás desse método tão simples e tão poderoso de vendas.
O método é: Ajude o seu cliente!
Não importa o que você venda, ajude seu cliente, como se fosse você o cliente. Não force a venda de nada, apenas ajude a outra pessoa a encontrar o que ela procura, mesmo que ela não compre o que você vende.
Evite ao máximo falar de valores, sem antes ter conquistado a confiança do seu cliente.
Tentar forçar a venda informando valores de preços com promoções, para impressionar o cliente pelo desconto, nem sempre é o melhor caminho.
Ao forçar a venda pelo preço baixo, é comum acontecer o seguinte caso:
O cliente compra pelo impulso, mas depois da compra, se aquilo não atender, de fato, a sua demanda ou necessidade, por mais barato que tenha sido, ele começa a se sentir lesado.
Logo, ele não voltará nem indicará sua loja ou serviço para outras pessoas, pois sentirá que foi enganado, compreende?
Ajude o cliente, mesmo sem vender!
Ajude seu cliente em tudo que você puder, mesmo que ele não compre naquele momento. Se ele se sentir ajudado, ele voltará e indicará seu produto ou serviço para outros.
O que você sabe, além do que está vendendo?
Independente do que você esteja vendendo, certamente você é uma pessoa que tem conhecimento de outras coisas, que muitas pessoas não sabem porque não frequentam os mesmos lugares que você nem conhecem pessoas que você conhece.
Logo, você certamente pode ajudar as pessoas que vão até você de várias maneiras.
Exemplo prático de ajuda ao cliente.
Digamos que um cliente chegue até você, interessado em seu produto ou serviço. Primeiro converse com ele, antes de ir anunciando preços. Tente entender o que ele realmente precisa e como seu produto ou serviço pode beneficiá-lo, etc…
Então você descobre, enquanto conversa com ele, que ele tem um problema de saúde, por exemplo, e você conhece um médico ou especialista no assunto que pode indicar para ele.
Ele ficará agradecido e grato a você pela informação.
Não conquiste clientes. Conquiste clientes vendedores da sua imagem
A partir da ajuda que você forneceu, ele já passa a te tratar como um amigo, um ser humano como ele, e não como um vendedor, percebe?
Ele agora confia em você e tentará, de alguma maneira, retribuir sua boa ação para com ele. Então, ainda que ele não compre o seu produto ou serviço, ele indicará você para os amigos e familiares.
Você, para este cliente, não é um vendedor de olho no seu bolso. Para ele agora, você é uma pessoa bacana que ele conheceu enquanto comprava o que queria e que o ajudou a encontrar um especialista em seu problema de saúde.
Você conquistou um amigo e um propagandista da sua empresa. Ele fará propaganda espontânea da sua loja ou empresa. Recomendará seus serviços e produtos, esteja certo disso.
E como a propaganda é a alma do negócio, cada cliente que você ajuda se transforma em um vendedor da sua imagem.
Mas isso só funcionará se você ajudar DE VERDADE, sem falsas intenções.
As pessoas são capazes de perceber quando estão sendo iludidas.
Ainda que elas não percebam na hora, depois de comprarem, quando compram, percebem isso depois e nunca mais voltam a sua loja e nunca mais fazem negócio com você. Além de falar mal da sua empresa.
Portanto, quer vender qualquer coisa com eficiência, ajude o seu cliente antes da compra.
Se essas informações foram úteis para você, compartilhe com seus amigos.
Sucesso em seus negócios!
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